sábado, 14 de julho de 2007

Relatos de Viagem -Lisboa IV

Durante o voo, um rabino, todo vestido de preto chamava a atenção por seus trajes nada comuns, e por sua imensa barba branca , que sem mentira nenhuma, ia até quase ao peito dele...rara a figura!!
A confusão, começou nem bem o avião decolou. O dito cujo, estava sentado ao lado de um espanhol, que por coisa do destino, não havia conseguido lugar proximo da sua esposa italiana,que ficou sentada, algumas fileiras a frente dele.
Enquanto o amigo rabino foi até à casa de banho (wc), os dois conseguiram que a passageira ao lado da esposa dele, uma paraguaia, se sensibilizasse com a situação de ambos, e trocasse de poltrona com ele.
Na volta, a Loredana, este é o nome dela, ja se encontrava instalada e ouvindo música no seu fone, cumprimentou amigavelmente o nosso rabino, que entrou em ´´surto´´ quando a viu ali no lugar do espanhol.kkkkkkkkkkk....Falava ora em hebraíco, ora em ingles, misturou alemão e acho que até latim,..kkk, de tão nervoso que ficou.Gesticulava muito e babava até,....
E já agitado , vermelho, tentava convencer o espanhol a retornar ao seu assento, claro que, sem sucesso!!!
E riamos a cântaros, nós os vizinhos, da situação inédita do pobre...Mas nos divertíamos, sem saber na verdade qual o motivo exacto para aquilo tudo.
Como ele nao obteve êxito, foi perturbar a tripulação, que não achou nenhum lugar vago no avião para colocá-lo. A chateação dele foi tanta, que as aeromoças já não passavam mais pelo nosso corredor, evitando assim a ira do rabino.
E ele foi ficando ali,...bufando, arfando, inconformado..kk. E atrapalhando o caminho de quem estivesse em ´´trânsito`` por ali. Mas tendo passado meia hora, contados no relógio americano do meu vizinho de banco, que vinha dos Açores, com destino a Madrid, ...ele vira e mira aqueles olhos pequeninos , já cansados, no alto dos seus 88 anos,..mais ou menos,...e me pergunta em ingles, se o Guto , ao lado, era ´´my family``,..e eu, respondo no meu parco inglês, que ``yes``.
Mas daí, ele passa a gesticular e falar junto, se eu nao poderia trocar com ele de lugar,..kkkk. Eu pensei, e disse que sim, já me levantando , falando em português, que não queria que ele ficasse até Madrid em pé,..então faríamos a troca. E como boa escoteira , faria a minha boa acção do dia.kkk.
Claro que ele não entendeu nada do que eu disse, mas sabia que trocaríamos de lugar, e me agradecia insistentemente : ``thank you, thank you``.
Entre sussuros dos ``vizinhos`` dizendo que nao trocasse nada, que deixasse ele ali mesmo, que aprendesse a conviver em sociedade,..etc..etc.
Quando fui acordar o Gutinho e avisá-lo da situação inusitada, me
arregalou aqueles olhos já tão grandes,..kkkkk..como quem diz : `` me aguarda irmã,..me aguarda,..tu vais ver...``,..kkkkkk. Não sou nenhum escoteiro, nem madre Teresa de Calcutá,..você se dispõe a fazer a boa ação, e sou eu que ``pago pato``.
O guto foi até ao final do corredor, e traz o padre Inácio, para exorcizar, o nosso inquieto rabino, que dormia neste momento. Depois ele explica, entre risadas, que faz parte da ordem dele, o rabino ortodoxo, não poderia mesmo vir sentado próximo de mulheres.
Ao final do vôo, estávamos todos amigos, contando piadas, ``causos`` acontecidos em outras viagens, trocámos emails, telefones, endereços e promessas de um breve reencontro.
Com alguns até estamos nos falando diariamente, via msn, e como voces, recebem este relato da viagem.

Sem comentários: